12 Dicas para Economizar no Material Escolar

12 Dicas para Economizar no Material Escolar

office-stuff-1574661_1280

Para muitos pais, o período que antecede a volta às aulas é de muita dor de cabeça. Afinal, é chegado o momento de adquirir o material escolar, o que faz uma grande diferença no orçamento familiar. Isso, especialmente se considerarmos a matrícula escolar, gastos com as festas de final de ano, passeios, impostos, uniforme e outros gastos comuns ao início do ano. Por isso, vale a pena gastar um pouquinho mais de tempo na hora da compra e economizar! Confira algumas dicas:

  1. Antes de entrar em pânico, confira atentamente a lista e faça uma varredura em casa. Procure por materiais que podem ser reaproveitados dos anos anteriores, como réguas e tesouras. Outra boa economia pode ser feita com uniformes que ainda estão em bom estado, cadernos que podem ter a capa customizada, livros didáticos dos irmãos mais velhos etc.
  2. Verifique com conhecidos se há materiais, livros e/ou uniformes que possam ser doados, trocados ou vendidos por valores menores que os das lojas.
  3. Antes de comprar, pesquise por preços em várias lojas. Muitas vezes, você consegue valores menores em promoções em lugares diferentes, ao invés de comprar tudo no mesmo estabelecimento. Na internet é muito mais fácil comparar preços.
  4. Fique atento às falsas promoções, como descontos em produtos que tiveram seus valores originais aumentados só para esse fim. Algumas lojas também oferecem promoções em alguns produtos, mas repassam a diferença para outros.
  5. Reúna alguns amigos para fazer compras em conjunto em lojas de atacado. Outra opção é negociar valores melhores em lojas de bairro, já que a quantidade adquirida é maior.
  6. Procure por livros em sebos físicos ou online. Assim, você pode fazer boas economias nos livros.
  7. Não se renda aos desejos por produtos de marca, que muitas vezes deixam o valor dos produtos substancialmente mais caros. Se seu filho deseja muito produtos de seu personagem favorito, negocie com ele apenas um item em vez de comprar toda a linha.
  8. Sempre que possível, compre com antecedência para não ficar preso aos valores mais altos que chegam com a proximidade da volta às aulas. Além disso, comprando com antecedência você tem mais opções de produtos e valores.
  9. Procure não levar as crianças para o momento das compras – elas são facilmente seduzidas por produtos que, em geral, são mais caros.
  10. Outra opção é tornar esse mais um momento para ensiná-las a lidar com o dinheiro. Para isso, elas podem te acompanhar no momento das compras, mas as regras devem ser combinadas antes de sair de casa.
  11. Mostre para elas o valor que está sendo pago nos itens e reforce o esforço necessário para que elas tenham boas condições de estudo. Nossos filhos precisam conhecer o valor do que recebem!
  12. Negocie também as condições de pagamento, com descontos a vista ou parcelamentos sem juros.

Por fim, lembre-se sempre que economizar é importante, mas nada como curtir esse momento com seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.