Adaptação na Escola

Adaptação na Escola

Dicas para um início de ano tranquilo

 

child-1522870A adaptação na escola é um momento de surpresas e incertezas. Algumas crianças choram por semanas, enquanto outras sequer precisam da presença dos pais nos primeiros dias. A reação da criança varia de acordo com seu temperamento e personalidade, mas também com a preparação de toda a família.

O início do ano letivo é um momento de separação. A partir de agora, seu pequeno vai passar algumas horas do dia na presença de pessoas que não fazem parte do ambiente familiar. Ele também vai estar rodeado de outras crianças, que vão dividir a atenção dos adultos com ele.

Para os pais, esse também é um momento bastante difícil. A separação traz culpa e insegurança, e eles muitas vezes se questionam sobre deixar seus bebês nas mãos de quase desconhecidos.

No entanto, é preciso ter tranquilidade em relação a isso e aproveitar com qualidade o tempo livre com seu filho. Os pais devem estar completamente seguros da decisão que tomaram, e passar essa tranquilidade para a criança.

Além disso, a criança deve saber o que vai acontecer. Os pais podem levá-la para conhecer a escola com antecedência, falar sobre as professoras e os amiguinhos que ela vai conhecer. É importante dizer que você vai estar presente nos primeiros dias, mas que depois irá apenas levá-lo e buscá-lo.

Esses primeiros dias de presença dos pais podem variar, em geral, de 1 a 10 dias. Depois disso, a criança já deve estar adaptada. Mesmo no início, os pais não devem deixar a escola sem se despedir dos filhos, ou eles poderão se sentir traídos e inseguros em relação à escola. O mesmo vale para dizer “Mamãe já volta”, enquanto a verdade é que ele ficará o dia todo sem vê-la.

Também é preciso estar atento ao tipo de choro que acontece quando o pai se afasta da criança na escola. Pode ser um choro “manipulador”, que visa apenas deixar o pai por perto. Nesses casos é comum que, quando o pai se afasta por alguns minutos, a criança pare de chorar e volte a brincar com os amiguinhos. Em casos como esse, vale conversar com a escola para saber qual atitude tomar.

Além de estar presente no período de adaptação, é importante que os pais estejam sempre presentes na escola, participando de reuniões, eventos e conversas com professores e coordenadores. A presença dos pais é imprescindível o ano todo!

 

Inspirado em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/adaptacao-escola-529211.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.