Aniversários com Presentes Diferentes

Aniversários com Presentes Diferentes

 

made-548295_1920Depois da correria de um dia de trabalho, cuidado com a família e as crianças, você se lembra que seu filho foi convidado para um aniversário no próximo fim de semana. Você já começa a imaginar o que irá comprar, quando conseguirá escapar da rotina para fazer isso, se o presente vai estar mesmo de acordo com o gosto da criança que você nem conhece tão bem, se o que seu bolso permite gastar vai ser suficiente para agradar o presenteado…

Do outro lado, a mãe do aniversariante soma à sua rotina a organização de uma festa, e ainda tem que descobrir onde vai guardar os presentes que seu filho vai ganhar. Afinal, ele já tem tantos brinquedos!

O aniversariante está, claro, empolgado com a festa, mas também com os presentes que vai ganhar. Mas na hora “H”, você sabe que ele não vai saber quem deu cada presente, vai brincar mais ou menos com alguns dos brinquedos, não vai nem olhar para os outros, vai torcer o nariz para os presentes que não forem brinquedos e vai retornar para o jogo do tablet.

 

Afinal, será que tantos presentes são mesmo necessários?

 

A moda dos presentes alternativos para aniversários infantis está ficando mais popular, especialmente nesta época de crise e com movimentos crescentes, contrários ao consumismo.

Nessa onda, alguns pais têm solicitado que seus filhos recebam presentes alternativos, como livros infantis.

Uma prática bastante interessante é a solicitação de presentes que não sejam para o aniversariante. Em geral, são brinquedos ou alimentos que serão doados para uma ONG. Outras vezes, as doações são realizadas em dinheiro para a ajuda a uma instituição carente.

Nos casos mais radicais, alguns pais simplesmente decidem que seus filhos não devem ser presenteados, justamente para não estimular o consumismo. Nesse caso, a criança aprende desde cedo a valorizar a companhia das pessoas queridas ao invés dos bens materiais. Essa tática também é bem prática para crianças pequenas, que ainda não entendem as tradições dos presentes nos aniversários.

Essa linha é interessante não somente para os convidados da festa, mas também para os próprios pais. Em vez de presentear seu filho com o último brinquedo da moda, que tal dedicar a ele um dia inteiro em família? O dia pode incluir um passeio especial, brincadeiras, jogos etc. Afinal, mais importante do que os bens materiais é o carinho e o tempo de qualidade que os pais dedicam aos filhos (e recebem também!).

Quem sabe no futuro, as novas tradições nos aniversários sejam semelhantes às que estão surgindo agora em casamentos. Ao invés de pedir presentes, muitos casais têm solicitado contribuições financeiros para a lua de mel. Em breve, talvez a tradição seja pedir aos seus convidados uma contribuição para a educação do aniversariante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.