Aumento das Mensalidades Escolares – agora é a hora?

aumento-mensalidadesDia após dia ouvimos notícias relacionadas à crise econômica no Brasil, que vem acompanhada de uma crise política. Dia após dia recebemos relatos de pessoas que perderam o emprego e, com isso, precisam lidar com cortes no orçamento que mudam a rotina de toda a família.
Para agravar, o final do ano está aqui com presentes de natal, gastos extras nas férias, IPTU, IPVA, rematrícula na escola dos filhos, material escolar, uniforme, etc. Depois de cortes em muitos gastos considerados menos importantes, não são poucas as pessoas que estão considerando tirar seus filhos das escolas onde estão.
Com pesar, o caminho é encontrar escolas com preços menores ou partir para uma escola pública. Pesa na decisão o aumento desproporcional que muitas escolas têm incluído na mensalidade de um ano para o outro. Em alguns casos, o aumento vai de 12 a 20%.
A pergunta que não quer calar é: o seu salário vai aumentar 20% no início de 2017?
Temos certeza que são poucos os felizardos que poderão responder “sim” a essa pergunta. Afinal, em tempos de crise e desemprego em alta, receber um aumento significativo no salário é para poucos.
O que me pergunto é se, de fato, as escolas deveriam impor um aumento tão grande nesse momento. Me pergunto se isso não é ruim para o consumidor – que acaba optando por uma escola, em geral, com menos qualidade – e para a escola – que acaba perdendo mais alunos. Me pergunto se agora não seria o momento de trazer aumentos menos expressivos para manter os alunos que já fazem parte da instituição.
E você, o que acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.