Dicas para montar a lancheira do seu filho

Dicas para montar a lancheira do seu filho

Há alguns dias conversamos com a nutricionista Ana Carolina Moraes Costa para falar sobre a importância de um lanche escolar adequado e saudável para nossos pequenos. Vale a pena conferir a matéria, clicando aqui. Aproveitamos e pegamos algumas dicas valiosas do que colocar na lancheira do seu filho! Confira:

como-montar-lancheira

 

Para o lanche da manhã, a criança precisa de uma alimentação mais leve para não atrapalhar o almoço. Por isso, a nutricionista sugere colocar uma proteína e uma fruta. Ela dá ótimas dicas para fugir do tradicional:

– Leite fermentado

– Cubos de frios temperados com azeite e orégano

– Cubos de frios com tomate cereja

– Espiga de milho verde cozido (é um carboidrato, mas rico em fibras e vitaminas que trarão uma absorção lenta e saudável)

– Iogurte com granola e banana, em porções pequenas

– Cubos de frios e banana

 

Já para o lanche da tarde, é importante colocar um lanche mais reforçado e trazer mais saciedade. Agora sim é a hora do sanduíche, do bolo caseiro, da proteína dentro do lanchinho, enfim, de um pouco mais de caloria. Isso favorece inclusive e redução da ansiedade da saída da escola, quando muitas crianças querem “comer o mundo”.

Ana explica que a serotonina, que é o hormônio do prazer, começa a diminuir por volta das 16 horas. Aliada ao cansaço do dia, a queda faz com que a busca por comer após às 18 horas seja maior. É também a hora que o corpo já está gastando menos calorias e o resultado é uma gordura acumulada.

Por isso é importante o lanche da tarde ser caprichado e ainda oferecer mais um lanchinho na saída da escola, dependendo da rotina. Depois, é só jantar.

crunchy flakes with blueberries and various yogurts for healthy breakfast, close-up

As sugestões para o lanche caprichado da tarde são:

– Tapioca

– Torta da mamãe

– Sanduíche natural preferencialmente com pão integral

– Bolo caseiro, preferencialmente com aveia em flocos finos

 

Ana também ressalta que o suco não é imprescindível no lanche, pois tem alto índice glicêmico – especialmente os industrializados. Por isso, fugir do suco de caixinha é a melhor opção. O suco de fruta, mesmo o natural e sem açúcar, deve ser visto como um complemento para o lanche que não substitui as frutas. Isso porque ele possui os minerais, mas não as fibras presentes nas frutas.

A hidratação, tão importante, deve ser feita preferencialmente por água, água de coco ou chá, especialmente se a criança não gasta tantas calorias pelas atividades da escola. Se ainda assim você quiser enviar um suco, devido ao gasto calórico do seu filho, prefira suco de uva integral ou suco de laranja feito logo antes de seu filho sair para ir à escola.

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