A Importância de Poupar

A Importância de Poupar

Alex Rodrigues

Quando eu tinha 23 anos, terminei de ler o livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Meu único arrependimento foi não ter lido o livro quando eu tinha 18.

Entre tantas mensagens que o livro tem, algumas que não fazem sentido para quem mora no Brasil, tem uma que mudou a minha vida para melhor: “Guarde sempre pelo menos 10% de todas as suas receitas e controle seus gastos”.

pouparNo início achei que seria impossível guardar 10% de tudo o que eu ganhava, mas quando comecei a “planilhar” e ver todos os meus gastos, percebi que isso era perfeitamente atingível. Eliminando alguns gastos de parcelas, compras e baladas, conseguiria até 15%. Na época, eu ganhava R$ 4.000 por mês, o que seria 400 reais de economia por mês. No início parece muito pouco, mas o efeito exponencial dos juros e investimentos desse valor durante os anos é muito relevante. Hoje, 15 anos depois, seriam quase R$ 350 mil de poupança, valor muito difícil de se atingir caso não tenha nada poupado.

O segredo da saúde financeira é evitar compras parceladas que não te permitam poupar e compras financiadas de automóveis ou bens de consumo. Os únicos investimentos que valem a pena são de imóveis para morar ou educação.

Fique fora das armadilhas do consumo e comece a poupar, isso fará muita diferença no futuro!

Alex Rodrigues é formado em economia pela FEA-PUC e pós-graduado pela FEA-USP. É sócio, COO e membro do comitê de investimentos da Constellation. Iniciou sua carreira em 1999 e trabalhou no back office de grandes bancos como o Votorantim e o JP Morgan. Trabalhou também como analista financeiro sênior no Banco J Safra.

poupar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.