Lição de casa: “um dever ou um problema para todo dia”

Zilda

 

 

 

A lição de casa é importante para pais, alunos e professores.

 É através da lição de casa que os pais tem a chance de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho. Então cabe aos pais explicarem aos seus filhos que a lição de casa é uma rotina diária e  é importante para que eles se organizem. Como a criança ainda não é capaz de estabelecer uma rotina sozinha já que não tem autonomia para organizar o seu dia e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar, fazer a lição, tomar banho, se alimentar, ela precisa da ajuda dos pais nesse processo. Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle sobre o seu cumprimento do mesmo. É fundamental porque faz com que a criança  enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-la a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização. Sim, o ideal é que a criança tenha um lugar próprio para fazer a lição. Se tiver uma mesa adequada, espaçosa, em um local ventilado, com um lugar para guardar todo o seu material escolar, é ainda melhor. O estudante deve ter um espaço definido para realizar as tarefas. Fazer a lição assistindo TV ou no playground do condomínio não favorecerá a concentração, o envolvimento e o capricho. Mas se mesmo assim elas se negarem a realizar as tarefas ou não conseguir terminar toda a lição,o primeiro passo é identificar o problema  por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança. Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizado. No entanto, independentemente do tipo de problema que o aluno está tendo, é muito importante que ele entenda o “valor coletivo da lição”. Assim é importante salientar que o aluno não deve ter a opção de não fazer a lição. Se tiver dificuldade, deve ser orientado a levar as dúvidas para a professora, para que, em classe, consiga resolvê-la. Pois o sentido da lição de casa é para que o  professor tenha como verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las.

Estou deixando algumas dicas para os pais e os filhos.

Dicas para os pais:
1- Proporcione um horário e lugar agradável e confortável (seja qual for).
2- Acompanhe seu filho nas tarefas, apenas como informante (não faça nada por ele).
3- Intercale momentos de lazer e descanso. Cada criança tem um tempo limite de concentração. Tenha cuidado com isso. Não  transforme  o momento harmonioso em tenebroso.
4-Desafie seu filho  com alegria, promova um ambiente de alegria.
5-Tarefa não é castigo, é um momento que faz parte da vida.
6- Deixe que seu filho traga colegas para fazerem atividades juntos (essa troca de experiência é de grande valia).
7-Lembre-se: ninguém nasce sabendo e cada criança é singular dentro de suas capacidades  em aprender, não compare seu filho com outros alunos que fazem mais rápido. Nunca o chame de burro ou outro nome que o ridicularize e o humilhe.
8-Aprender exige paciência. Então… tenha calma.
9-Procure saber se seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizado,peça ajuda e  orientação de profissional específico (comunique a escola).

Dicas para os alunos:
1-  A lição de casa é de sua responsabilidade, não as jogue para seus pais.

2-Por mais chato (que talvez pareça) a lição de casa é um grande reforço e aliado ao seu desenvolvimento escola, procure realizá-la com mais prazer.
3- Não faça de qualquer jeito, faça o melhor que puderes, no final que sai ganhando, é você mesmo.
4-Só peça ajuda aos seus pais (outros) quando realmente precisar.
5-Faça o que pode fazer. Não ultrapasse seus limites. Caso não consiga realizar uma tarefa, não se desespere, o importante é que você e sua família tentaram. Converse com seu professor sobre isso e peça mais um tempo.

 

Zilda de Fátima Franco – professora/pedagoga

Email [email protected]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.