Notas Baixas: Mudar de Escola?

Notas Baixas: Mudar de Escola?

Chegou o boletim e, com ele, aquela mistura de sentimentos. Raiva, surpresa, decepção, tristeza, uma vontade de explodir. Porque essas notas vermelhas? Será que é a hora de mudar meu filho de escola?

children-306607_1280Calma, nem sempre. Primeiro, é importante analisar o boletim:

– Quantas matérias estão abaixo da média?

– Essas notas seguem a tendência dos outros boletins ou são uma surpresa?

Surpresas, em geral, indicam mudanças repentinas. Elas podem indicar, por exemplo, uma mudança de professor, uma mudança de série acompanhada por maior dificuldade no conteúdo, distrações durante a aula, falta de dedicação do aluno etc.

Já a situação em que as notas estão sempre baixas podem indicar, entre outras coisas, dificuldades no aprendizado ou inadequação da proposta pedagógica em relação às necessidades do seu filho.

Em ambos dos casos, o primeiro passo é sempre conversar com a escola e, juntos, procurar uma forma de ajudar o aluno e entender melhor a questão. Muitas vezes, aulas de reforço ou um olhar mais atento da escola e do professor podem alavancar os resultados no próximo bimestre.

O importante é sempre tentar resolver junto à escola primeiro. Afinal, queremos ensinar a nossos filhos a importância da persistência e não passar erroneamente a impressão de que ele não é inteligente o suficiente para estudar ali.

Se a escola não se dispuser a ajudar ou os recursos se esgotarem, aí sim chegou o momento de mudar de escola. Nesse momento, também é importante não passar para o seu filho a sensação de que a mudança poderá vir facilmente, sempre que ele tirar notas baixas. Mas, sim, que essa é uma nova oportunidade de começar tudo de forma diferente!

 

Fontes e outras leituras:

https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/escolaquando-e-por-que-devemos-mudar-uma-crianca-de-escola/

http://g1.globo.com/platb/dicas-para-pais-e-filhos/2013/09/30/quando-devo-mudar-meu-filho-de-escola/

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,devo-mudar-meu-filho-de-escola-entenda-quando-a-troca-e-necessaria,10000085022

https://www.paisefilhos.com.br/crianca/a-hora-de-mudar-de-escola/?offset=1960.800048828125

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.