O processo de alfabetização

Zilda

O processo de alfabetização


   Pelos estudos, pesquisas e experiências que realizo e vivencio, posso afirmar que é possível alfabetizar crianças a partir de 4/5/6 anos, de forma prazerosa e natural dentro de uma perspectiva construtivista sociointeracionista.

Em uma sala de alfabetização, os alunos apresentam vários conceitos em relação à leitura e à escrita, conforme diz Emília Ferreiro em suas descobertas, e os vários estágios cognitivos, tendo em vista a estruturação da inteligência de Piaget.

Diagnosticando o desenvolvimento real de cada criança, pois as mesmas não mostrarão os mesmos processos de maturação em via de serem consolidados na Zona de Desenvolvimento Proximal, já que cada criança é um ser único, com capacidades, limitações, motivações, habilidades, atitudes e interesses específicos.

Diante disso é preciso antes mesmo de iniciarmos uma proposta de Alfabetização, conhecer cada criança. Faz se necessário, portanto que o alfabetizador realize um diagnóstico das possibilidades/ limitações, conhecimentos, habilidades e aprendizados construídos por cada aluno, para subsidiar a elaboração de propostas didático-pedagógicas que irão realmente atender a cada sujeito emergente no seu processo de desenvolvimento e aprendizado em todas as áreas de conhecimento. É preciso conhecer o que cada criança já aprendeu nas suas experiências vividas nos anos anteriores escolares ou no âmbito familiar. É a partir desse conhecimento que será possível programar e oferecer atividades que permitam às crianças continuarem pensando e aprendendo.

Assim é preciso que o educador-mediador gere uma ponte educativa entre os conhecimentos reais da criança, e os conhecimentos que pode e precisa alcançar naquele momento ou ano escolar.

Nessa perspectiva construtivista, o aluno é ponto de partida para todo o processo de alfabetização, que deve acontecer de maneira lúdica, para que a aprendizagem seja significativa, e é assim que acontece quando a interferência de outros indivíduos (professores, colegas, pais, psicopedagogos) no ensino dos alunos alcançará resultados satisfatórios. Interferindo constantemente na ZDP (Vygotsky) da crianças, os adultos e os colegas mais experientes contribuem para movimentar os processos de desenvolvimento dos alunos ainda imaturos. Eles exercem o papel de mediadores no processo de desenvolvimento da criança, levando-a a acionar os mecanismos em processo de maturação.

Para Vigotsky, o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, daí o papel da escola na construção do “ser psicológico” adulto dos indivíduos que vivem em sociedade escolarizados.

È na ZDP que o educador tem que atuar como mediador, estimulador, provocador e interventor no organismo que não se desenvolve plenamente sem suporte de outro indivíduos de sua espécie.

Níveis de evolução da escrita e da leitura

  • Nível pré-sílabico=  Sabe que a escrita é uma forma de representação, pode usar letras do nome ou pseudoletras, garatujas, números, não compreende que a escrita é a representação da fala. Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler), vai direto para o significado, sem passar para sonora, variação de letras – ALSI (elefante).Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

 

  • Nível silábico ( sem valor sonoro)= ainda não faz relação com o som com a grafia. Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos: BOLA __PT, CAVALO___BUP

 

  • Nível silábico ( com valor sonoro)= A escrita representa a fala, percebe a relação de som com a grafia. Escreve uma letra para cada sílaba.

Exemplos: BOLA____OA ( valor sonoro só nas vogais ), BOLA____BL ( só usa consoantes).

 

  • Nível silábico alfabético= Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas, alterna escrita silábica com alfabética.

Exemplos:  CAVALO_____CVLU, TOMATE_____TOMT

 

  • Nível alfabético=  faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas, (letras), escreve como fala.

Exemplo: CAVALO _______KAVALU, TOMATE_______ TUMATI

Com esses dados é essencial o trabalho com o alfabeto móvel, que é suma importância trabalhar simultaneamente as letras, sílabas, palavras em todos os níveis psicogenéticos. O trabalho com as letras é feito desde o inicio da escolarização ao longo dos níveis pelos quais toda criança perpassa. Este trabalho é indispensável também no nível alfabético (mesmo com crianças já alfabéticas, isto é, que leem e escrevem alfabeticamente).

2

Professor, a sala de aula deve ser um ambiente facilitador para a aprendizagem dos alunos.

Zilda de Fátima Franco

Professora alfabetizadora, pedagoga

8 thoughts on “O processo de alfabetização

  1. Some tips i have always told persons is that when evaluating a good online electronics store, there are a few issues that you have to factor in. First and foremost, you want to make sure to choose a reputable along with reliable shop that has enjoyed great assessments and rankings from other consumers and business world experts. This will make certain you are dealing with a well-known store that delivers good services and help to the patrons. Many thanks sharing your opinions on this site.

  2. Pingback: Print Cebu
  3. I want to express my respect for your kind-heartedness supporting visitors who require help with this question. Your special commitment to passing the message around had been definitely productive and has constantly enabled somebody much like me to attain their targets. Your interesting advice entails so much a person like me and especially to my colleagues. Thanks a lot; from each one of us.

  4. Pingback: hire bands
  5. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is excellent blog. A great read. I’ll certainly be back.

  6. Pingback: pemakaman modern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.