A primeira menstruação está chegando

A primeira menstruação está chegando

Você sabe como orientar sua filha nesse momento?

menarcaAté ontem ela era só uma menininha, que você insistia em chamar de “meu bebê”. Mas agora ela já está tão grande, não é verdade? Nossa princesinha começa a entrar na pré-adolescência (sem deixar de ser uma princesa) e bate aquela ansiedade quando pensamos em falar sobre um assunto inadiável: a menarca, ou seja, a primeira menstruação.

Não é difícil pensar em fontes de informações sobre esse assunto. Afinal, são inúmeros os livros, blogs, artigos e vídeos que falam sobre isso. Mesmo assim, a conversa com sua filha precisa acontecer. É só através do forte vínculo afetivo com a mãe e de conversas francas que a menina vai se sentir à vontade para esclarecer dúvidas e expor seus sentimentos de uma forma que nenhum vídeo poderia prever.

A menarca acontece, em geral, entre 10 e 14 anos, mas pode acontecer um pouco antes ou um pouco depois. De 24 a 30 meses antes, o corpo já começa a dar sinais de que esse momento está chegando, com o desenvolvimento dos seios e aparecimento de pelos. E é nesse ponto, antes mesmo da menarca acontecer, que é chegado o momento da tal conversa.

No entanto, esse não é assunto para apenas uma conversa, e sim para várias. A orientação deve ser contínua, deixando uma porta aberta para que novas dúvidas e sentimentos possam ser trazidos. Isso acontece também porque não é possível transmitir tantas informações de uma vez. Afinal, são muitas novidades para nossa pequena.

Por isso, é preciso também se atentar para o tipo de informação que a criança precisa saber em cada momento. Falar para uma criança de 8 anos que em breve ela será capaz de engravidar talvez não seja a melhor ideia, não é verdade?

E como começar essa conversa? Bem, uma dica é tentar descobrir o que ela já sabe sobre o assunto. Com tanta informação disponível, vocês podem até pensar que ela já sabe tudo o que precisa saber, mas não é bem assim. Ao se aprofundar na conversa, é possível perceber que a sua querida não tem conhecimento de coisas que pareciam óbvias, ou que possui informações incorretas.

Para trazer o assunto à tona, também é interessante compartilhar sua própria experiência e falar sobre seus sentimentos na época da menarca. Também não se pode esquecer de dar informações práticas, sobre o que e como fazer quando a primeira menstruação chegar.

As informações ainda precisam ser simples. Nesse momento, não é necessário utilizar termos mais científicos, por exemplo. Adapte as informações para que sejam compreendidas pela sua filha, de acordo com sua idade.

Por fim, lembre-se sempre de que é seu papel como pai ou mãe conversar com sua filha sobre isso, ainda que ela acredite que não precisa da sua ajuda. Sentimentos como ansiedade, despreparo e frustração podem estar presentes, mas não desista. Com o tempo, você e sua filha perceberão que os esforços valeram a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.