Sopro no Coração das Crianças: e agora?
Sopro no Coração das Crianças: e agora?
Sua pequena está lá, linda e feliz, crescendo como uma criança qualquer. De repente, você ouve uma frase que muda sua vida: “Sua filha está com sopro no coração”. Seu mundo cai, tudo escurece, parece que o lugar ficou escuro e simplesmente não há saída. Só aí você percebe que não sabe muito sobre o assunto, só sabe que é algo no coração, algo que pode ser grave e pode até matar, pelo menos é o que você sempre ouviu.
Foi o que aconteceu com uma colega de trabalho recentemente. O médico ouviu um sopro no coração de sua filha e ela, sem convênio médico, ainda estava sem dinheiro para fazer os exames complementares que indicariam de fato o que estava acontecendo com o coraçãozinho da sua pequena.
Mas a frase que faz muitos pais perderem o chão não precisaria ser ouvida com tanta temeridade se soubéssemos um pouco mais sobre o assunto. Segundo o cardiologista Edmar Santos, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 80% das crianças têm algum tipo de sopro ouvido em algum momento da vida.
Esse sopro é, na verdade, o som do sangue circulando e, na maioria das vezes, é o chamado sopro inocente ou funcional. Nesses casos, o som não indica nenhuma anomalia no funcionamento do coração e desaparece durante a adolescência ou a fase adulta.
Também existem sopros causados por outras questões, como anemias ou mesmo um mau funcionamento do coração. O sopro no coração assusta tanto porque, nos adultos, a anomalia no coração costuma ser o caso mas, nas crianças, o sopro devido a um problema no coração não é tão comum.
Foi o caso da nossa colega. Com algum esforço, conseguimos levantar o valor necessário para os exames de sua filha e, felizmente, não há nada de errado com seu coraçãozinho. O sopro deve desaparecer conforme ela crescer, se desenvolver e se tornar uma adulta linda e feliz!
Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/20/artigo12565-1.asp/
https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sopro-no-coracao/