Transforme a Compra de Material Escolar em um Momento Familiar

Transforme a Compra de Material Escolar em um Momento Familiar

school-supplies-1695564_1280

A compra do material escolar é um momento de tensão para muitas famílias – os valores estão cada vez mais altos e a crise financeira nem sempre permite que as compras sejam prazerosas. Aliás, já fizemos uma matéria com dicas para economizar no material escolar. Confira, clicando aqui. Mas também é possível tornar esse período em algo prazeroso e de aprendizado para toda a família. Sem contar nas possibilidades de economia para o próximo ano. Veja essas dicas:

  1. Faça uma caça aos materiais espalhados pela casa. Chame as crianças e as convide para essa brincadeira, semelhante à caça ao tesouro. O desafio é vasculhar a casa nos mínimos detalhes, a procura de materiais de outros anos que possam ser reaproveitados. Aproveite para ensiná-los a não desperdiçar.
  2. Customize. Para animar as crianças, pegue os materiais que serão reaproveitados no próximo ano e faça customizações. Juntos, vocês podem criar uma capa de caderno super criativa e única!
  3. Estabeleça prioridades financeiras. Reúna a família e faça uma lista dos sonhos para o ano seguinte. Pode ser uma viagem ou a compra de brinquedos novos, computador, celular etc. Faça uma estimativa de quanto isso irá custar e mostre às crianças que uma parte desse dinheiro pode vir com a economia no material escolar.
  4. Reúna pais para fazer compras em conjunto, em lojas de atacados ou onde seja possível negociar valores. Para as crianças, fazer compras junto com os coleguinhas vai ser super divertido! Se não for possível levá-las, vocês também podem sugerir brincadeiras para serem realizadas na casa de um amiguinho. Alguns pais cuidam das crianças enquanto outros vão às compras!
  5. Quando chegar em casa, mostre todo o material para o seu filho e converse sobre a importância de cuidar bem dele. Esse também é um bom momento para, juntos, vocês colocarem nomes nos materiais e encapar cadernos e livros. Seu filho pode ajudar a fazer etiquetas coloridas, criar um desenho de boas-vindas para a professora etc.

Para o próximo ano:

  1. Faça um estoque de materiais durante o ano. Os preços tendem a cair depois do início das aulas e promoções podem ser encontradas ao longo do ano. São bons momentos para adquirir os itens que sempre estão presentes, como lápis, cadernos, borrachas, etc.
  2. Poupe para comprar à vista no próximo ano. Ao longo do ano, faça reservas semanais ou mensais com essa finalidade. Com o dinheiro em mãos, é mais fácil conseguir bons descontos.

Preparado? Agora é só partir para a ação e tornar a compra de materiais escolares em algo familiar e divertido!

Referência: http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/vinte-dicas-para-economizar-na-compra-do-material-escolar/n1597529444135.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo...

Seu e-mail foi enviado com sucesso.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.